ANNONACEAE

Annona monticola Mart.

Como citar:

Tainan Messina; Miguel d'Avila de Moraes. 2012. Annona monticola (ANNONACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

2.315.916,906 Km2

AOO:

200,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

Distribui-se nos Estados de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo (Maas et al., 2012).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Tainan Messina
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Categoria: LC
Justificativa:

?A espécie é amplamente distribuída, ocorrendo em diversos Estados brasileiros.

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Nome popular: "marolo" (Medeiros, 2011).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Não
Detalhes:

População:

Flutuação extrema: Sim
Detalhes: Apesar de ser citada como frequente em alguns estudos, há poucos estudos populacionais para a espécie. Segundo Martins et al.(2011) a espécie é frequente no Parque Nacional de Brasília, Brasília, DF, ocorrendo em 83%de 24 tratamentos experimentais de seu estudo. Foram amostrados 10 ind. em umaárea perturbada do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Brasília, DF(Passos, 2009). Foi amostrado um ind. no município de Carbonita, MG (Batista,2007).

Ecologia:

Biomas: Cerrado, Pantanal
Fitofisionomia: Ocorre em ambientes de Cerrado sensu stricto, campo, sujo (Medeiros, 2011) e cerradão de 500 a 1.250 m de alt. (Maas et al., 2001).
Habitats: 2.1 Dry Savanna
Detalhes: Espécie arbustiva com 0,5 e 2 m de alt.. Possuitodas suas partes recobertas por pilosidade. Folhas coriáceas, elípticas. Flores grandes e frutos muricados (Maas et al.,2001). Espéciecom dispersão zoocórica. Tem seus frutos consumidos por lobos (Chrysocyon brachyurus) (Motta-Junior;Martins, 2002). Ocorre em ambientes de Cerrado sensu stricto, camposujo (Medeiros, 2011) e cerradão de 500 a 1.250 m de alt. (Maas et al., 2001). Espécie perene, monoclina e cantarofilia (Lobão, com. pess.).

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Segundo Klink; Machado (2005) as taxas de desmatamento no Cerrado têm sidohistoricamente superiores às da floresta Amazônica e o esforço de conservação dobioma é muito inferior ao da Amazônia: apenas 2,2% da área do Cerrado se encontralegalmente protegida. As principais ameaças à biodiversidade do Cerrado são a erosão dos solos, a degradação dosdiversos tipos de vegetação presentes no bioma e a invasão biológica causada porgramíneas de origem africana, o uso indiscriminado do fogo e a agricultura que noCerrado é lucrativa e sua expansão deve continuar em ritmo acelerado (Klink;Machado, 2005).

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
"Vulnerável" (VU), segundo a Lista vermelha daflora de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997).